31 de março de 2011

A cultura ganha com a queda deles?

Em meados de 2008 o Partido dos Trabalhadores ingressa no Governo de Luciano Barbosa(PMDB), Prefeito de Arapiraca, de inicio indicam Adelson Barbosa como Secretario de Cultura e Turismo, dias após o substituem por Aermeson para a pasta, preservando o seu antecessor, militante histórico que via-se submergido em uma “grave crise” interna. Depois das eleições de 2008 é anunciado como gestor da pasta o Professor Arnaldo Rocha.
Tanto Aermerson , quanto Arnaldo foram alvos de fortes criticas da população e dos artistas locais. Porém, parte dessas criticas não se preocupavam em analisar as condições históricas da implementação de Políticas Públicas para a Cultura na cidade, elas se pautaram em avaliar questões pontuais que nem ao menos recorriam à correlação de forças dentro do executivo municipal. Ambos tiveram seus espaços de atuação reduzidos, em determinados momentos sofreram até de descriminação por serem de um partido de esquerda e se disporem a construir uma forma diferente de “pensar cultura”.
É fato que o Partido dos Trabalhadores esta longe de representar os setores mais avançados do pensamento cultural e os setores mais amplos da esquerda na cidade, que por muito tempo teve outro partido desempenhando esse papel, o Partido Comunista do Brasil, legenda que foi abrigo de Adelson Barbosa até o inicio da década de noventa e do próprio Prefeito, que fora militante importante na fileira dos comunistas.
Durante a participação do PT na pasta o esvaziamento de poder foi notável, sendo que em alguns eventos da própria Secretaria o nome do secretario era omitido, sempre a justificativa dos próximos era a falta de articulação dos respectivos gestores, escondendo o verdadeiro pano de fundo da disputa, o prefeito até deu o espaço, porém esvaziou de finanças, impedindo que o trabalho fosse desempenhado a contento e que os Trabalhadores despontassem como campo político de repercussão social em Arapiraca. Estamos em uma cidade que a juventude recorre cada vez mais ao uso de CRACK para, entre outros motivos, encontrar prazer, basta olhar os dados do Ministério da Justiça e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em pesquisa feita em 2009, que aponta que aproximadamente 70% dos jovens alagoanos estão submetidos ao risco de algum tipo de violência, não tenham dúvida que nossa cidade tem grande contribuição nisso que vai além dos números.
Não estamos falando apenas de estatísticas, apelamos para as vidas. E a cultura, a formação da identidade de um povo têm muito haver com isso, logo um bom trabalho nessas áreas poderia estar ajudando a diminuir as mazelas sociais do Município de Arapiraca. Faltaram, é claro, muitas qualidades nas gestões dos petistas, só que não nos adianta qualidade num ambiente esvaziado de poder ou secretário sem ele.
Política cultural vai muito além de grandes eventos, evidente que eles são importantes, foi massa o VIVA ARAPIRACA, assim como o carnaval de rua foi desorganizado e elitizado, contudo precisamos de mais alternativas para os artistas populares, que ainda não têm visibilidade e reconhecimento, como é o caso do Biribinha, mostrarem seus trabalhos, necessitamos de que as “PPC” cheguem aos bairros da zona urbana e rural, devemos nos solidarizar com os apelos do promotor cultura Vagno Godez quando diz que a Paixão de Cristo precisa de dinheiro, pois é um grande espetáculo.
Agora, a pergunta que não foge do meu e de outros conscientes inconscientes é: Adelson, Aermeson e Arnaldo caíram, e a CULTURA DE ARAPIRACA LEVANTOU COM A QUEDA DELES?
Rafael Cardoso de Oliveira
Presidente da UJS-Arapiraca
Executiva da UJS-Alagoas
Militante do PC do B
Retirado do Blog: acasadorafael.blogspot.com
 

Um comentário: