27 de abril de 2011

52° Congresso da União Nacional dos Estudantes

Começa o mais rico espaço de discussão do Movimento Estudantil Brasileiro, estamos no 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes - CONUNE. A UNE esta prestes a completar 74 anos de atuação e protagonismo nas principais lutas do povo brasileiro.




Hoje, podemos afirmar que o CONUNE já começou, em cada corredor de Universidade do Brasil, em cada sala de aula, pátio auditório, nas comunidades sociais, mesas de bar. Sempre que o assunto a ser pautado for às mudanças e avanços da vida do povo brasileiro e um de seus interlocutores for um estudante universitário engajado nas reivindicações por uma educação melhor, ali estará sendo construído o nosso Congresso.



Chegamos a mais de 90% das Instituições de Ensino Superior do país durante nosso processo de mobilização, enfrentamos diretores e reitores que tentam impedir a participação dos estudantes, mas sempre fazemos esse momento fundamental para os avanços da nação. No mês de março sacudimos o Brasil com nossa Jornada de Lutas em defesa de 10% do PIB para a educação e 50% dos royalties do Pré-Sal para sanarmos o atraso histórico de nosso sistema educacional.



Em todas as capitais do País fomos às ruas, entoamos nosso coro, pois somos a UNE e a UNE é a nossa voz. Em Maceió paramos a Avenida Fernandes Lima, Centros Acadêmicos da UNEAL, DCE-UFAL, Centros Acadêmicos de Instituições Privadas de Ensino, Grêmio do IFAL, Grêmios do Interior e a UBES.



E no dia 13 de julho estaremos dando conseqüência em nossa luta no Congresso da UNE, realizaremos esse encontro dos principais lideres estudantis e juvenis do país no estado de Goiás, a partir de 13 até o dia 17 de julho, devemos reunir em torno de 10 mil estudantes. Lá debateremos e aprovaremos os próximos caminhos do Movimento Estudantil universitário.



Nesse mês de abril teremos as eleições das duas principais universidades publicas de Alagoas, UNEAL e UFAL terão eleições em todos os seus Campi, cada uma a seu modo. A formula geral de tiragem de delegado é na razão de um para cada mil estudantes. Na estadual a tese mais forte é a “Transformar o Sonho em Realidade”, que tem a maioria dos diretores de Centros Acadêmicos, ex-diretores do DCE, membros do CONSU, alem de um enorme leque de aliados, como construtores de suas propostas para os próximos dois anos da UNE, já na UFAL a disputa tende a ser mais equilibrada, teremos “Transformar o Sonho em Realidade” e a “A Correnteza”, força de oposição à maioria dos diretores da UNE, ambas tem diretores na gestão do DCE da federal.



Nós, militantes da União Nacional dos Estudantes e membros do Movimento Transformar Sonhos em Realidade, defendemos que o ensino superior continue avançando e que a UNE continue independente do MEC e da Presidente Dilma, posição que nos da integridade para criticas e elogiar quando necessário.



Viva a UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES!



www.une.org.br



http://transformarosonhoemrealidade.wordpress.com/





Rafael Cardoso de Oliveira


Movimento Transformar Sonhos em Realidade

Rafael é Presidente da UJS-Arapiraca

Fonte: http://acasadorafael.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário